segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Convidada Local de Florianópolis: Daniela Alves com o solo Direção Múltipla!

Sempre nas capitais, a desCompanhia de dança compartilhará o palco com um artista local a fim de promover um itercâmbio artístico. Em Florianópolis, convidamos Daniela Alves para apresentar a obra Direção Múltipla. Abaixo, maiores informações sobre o trabalho.

A circulação sul da desCompanhia de dança em Florianópolis acontecerá de 10 a 14 de Dezembro de 2014, confira AQUI a nossa programação ;)

desCompanhia de dança

 

DIREÇÃO MÚLTIPLA

com pouco ou muito esforço, resisto. resisto para não estagnar, para não padecer. resisto para lidar com as múltiplas direções que surgem a cada instante. elas tendem a me levar à estagnação, então eu me movo. eu me movo para não estagnar. eu me movo, é meu modo de resistir. e, por mais que breves desistências façam parte do meu resistir, acima de tudo, eu nunca desisto.

66_INTERNET_5240

Página do Espetáculo: www.facebook.com/direcaomultipla

O espetáculo DIREÇÃO MÚLTIPLA foi concebido a partir de uma ferramenta de investigação compositiva denominada Direção Múltipla Virtual, criada pela bailarina Daniela Alves. Trata-se de um mecanismo que funciona a partir da postagem de vídeos em um grupo virtual formado por pessoas interessadas em participar do processo criativo.

Os vídeos são compostos de "partituras corporais propositivas", que, como sugere o nome, têm o corpo como fundamento compositivo. A investigação tem continuidade levando em conta o feedback dos participantes do grupo, intitulados colaboradores virtuais, quando respondem a pelo menos uma das perguntas:

1) o que você está vendo?;

2) o que você sente ao vê-lo?; e

3) para onde ir?

Além dos colaboradores, a pesquisa contou com a participação dos diretores convidados Adilso Machado, Andréa Bardawill, Jussara Belchior e Valeska Figueiredo – que assumiram a co-direção temporariamente, em etapas diferentes do processo, a fim de refinar a movimentação e enriquecer a pesquisa cênica. Ainda, o processo teve Jussara Xavier como orientadora de pesquisa, no sentido de questionar e provocar as escolhas compositivas.

Saiba mais: f/direcaomultipla

Ficha Técnica

  • Direção geral, concepção, criação e interpretação: Daniela Alves
  • Direção coreográfica: Adilso Machado, Andréa Bardawil, Jussara Belchior e Valeska Figueiredo
  • Audiovisual: VALENT - Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis
  • Orientação de Pesquisa: Jussara Xavier
  • Iluminação: Ivo Godois e Priscila Costa

 

foto currículo

Daniela Alves (1981), natural de Florianópolis, iniciou sua formação em dança com o balé clássico, em 1988, na Academia Albertina Ganzo. Suas principais professoras de balé foram Ivana Bonamini (1988-1989), Alba Lima (1990-2010), Valeska Figueiredo (1998-2008), Andréia Nolla (2004-2005) e Malu Rabelo (2012).

Em 1998, iniciou seus estudos em dança contemporânea, com a professora Valeska Figueiredo. Nesse ano, participou da fundação do Aplysia Grupo de Dança, no qual atuou como intérprete-criadora e diretora executiva até 2008. Junto com o grupo, obteve o Prêmio Caravana Funarte (2004), com o Projeto Universo Feminino; o Prêmio Funarte Klauss Vianna (2006), com o Projeto Möbius; e o Prêmio Funarte Plínio Marcos (2006), com o Projeto Catarinenses em Cena, em parceria com Elke Siedler. Ainda com o Aplysia, foi convidada a participar do Projeto Tubo de Ensaio (2001), do Conexão Sul (2002, 2003, 2006), da Mostra de Dança de Florianópolis (2001, 2005 e 2006) e do Múltipla Dança (2007).

Em sua formação, destacam-se também os seguintes professores: Elke Siedler, Telmo Gomes, Marta César, Bia Vilela e Adilso Machado (dança contemporânea); Catarina Coimbra e Peña de Souza (dança moderna); Alex Guerra (feldenkrais); Zilá Muniz (composição coreográfica), Sílvio Dufrayer (anatomia do bailarino) e Jane Prochnow (ashtanga vinyasa yoga).

Além dos trabalhos com o Aplysia, participou como bailarina do musical Lendas da Ilha, de Osvaldo Montenegro (2000) e do Marcos Frota Circo Show, em sua temporada em Florianópolis (2003).

Daniela Alves leciona balé clássico e dança contemporânea desde 1998, em academias, escolas, centros culturais e comunitários, para adultos e crianças. De 2000 a 2005, fez parte da equipe pedagógica e de coordenação do Projeto Social Aplysia, incentivado pelo Prêmio Brazil Foundation (2003) e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (2004). De 2007 a 2009, dirigiu o Espaço da Dança de Antônio Carlos, apoiado pela Prefeitura do Município. Em 2011, lecionou no Projeto Social Transforma, junto com Alba Lima e sob a direção de Renata Afonso. Atualmente, faz parte da equipe de professores de três importantes centros de dança de Florianópolis: Cenarium Escola de Dança, Garagem da Dança e Kirinus Escola de Dança. Dentre os cursos de aperfeiçoamento na área pedagógica, destacam-se o Curso de Didática de Dança para Crianças, com Claudia Damasio (2008) e o Curso de Dança Criativa, na UNIDANÇA, com Angela Ferreira (2009).

Em 2013, recebeu bolsa de apoio a pesquisa para desenvolver o projeto Direção Múltipla Virtual, concedida pelo projeto Laboratório Corpo e Dança, sob a coordenação de Jussara Xavier, com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014. Em 2014, com incentivo do Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura, deu continuidade à pesquisa e estreou o espetáculo e videodança Direção Múltipla.

Além da formação em dança, Daniela Alves é graduada em Letras, com habilitação em Secretariado Executivo Bilíngue – Inglês e Português, pela Universidade Federal de Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário