domingo, 21 de setembro de 2014

Elke Siedler

Para conhecermos um pouco mais da nossa articuladora, Elke Siedler, que estará presente nas mesas de debate em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

desCompanhia de dança

Elke Siedler

Elke Siedler nasceu em Florianópolis em 1976. Estudou Ballet Clássico de 1982 a 1996 com a maitre Bila Coimbra (Estúdio B). Participou de Festivais de Dança Competitivos (garantindo o 3° lugar no Festival Bento em Dança/RS/1994, e 1° lugar no P.S.P.D Sogipa, em Porto alegre/RS/1995), Mostras de Dança do Sul do País e espetáculos de final de ano de sua academia. Em janeiro de 1996 entrou para o elenco do Grupo Cena 11 Cia de Dança tendo participado das seguintes produções: O NOVO CANGAÇO, IN´PERFEITO E VIOLÊNCIA, onde se apresentou nas principais mostras de dança profissionais do país e em Portugal. Em agosto de 2002 desvincula-se da companhia e em janeiro de 2003 cria a Siedler Cia de Dança. Desde então assume as funções de propositora e gerenciadora de projetos de dança, além de assinar a direção artística/coreografia e de ser bailarina deste grupo.

Conquistou os seguintes prêmios que permitiram viabilizar seus projetos artísticos na Siedler Cia de Dança: Projeto SESC de música/2013; Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (2011), Bolsa Residência em Artes Cênicas da FUNARTE (2010); Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (2009); Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, FUNARTE (2008); Prêmio Klauss Vianna de Dança, FUNARTE (2006); Prêmio FUNARTE de ocupação do Teatro Plínio Marcos (Brasília/DF) com o projeto Catarinenses em Cena, em parceria com Aplysia Grupo de Dança, FUNARTE (2006); Circulação de ERROR SOLO pelo interior catarinense através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (2006).

Siedler realizou uma Residência Artistica no Mestrado em Dança da UFBA, dentro da disciplina Acompanhamento de Residência Artística, em Salvador/BA (2013), referente As incertezas que acomentem o dançarino em cena; Residência Artística na Escola Tecnica de dança da FUNCEB, em Salvador/BA, subsidiada pelo Bolsa Residência em Artes Cênicas da FUNARTE (2010), onde o foco da pesquisa foi o estudo de performances urbanas. Elke é convidada a participar de projetos concebidos por outros artistas como, por exemplo: assessoria dramatúrgica no projeto INTIMIDADE DÓCIL, de Renata Roel e Bruna Spoladore, em Curitiba/PR, pelo Premio FUNARTE Klauss Vianna 2012; bailarina convidada do grupo espanhol Konic THTR, no espetáculo Before the Beep, apresentado em Salvador (2011); bailarina convidada para realizar uma residência com o grupo Radar 1 – Grupo de Dança-Improvisação (Salvador/BA) e para participar como bailarina convidada do espetáculo de improvisação, deste grupo, Menu, em 2011; sob direção de Lela Queiroz (SP) foi bailarina, jutamente com Bruna Spoladore (PR) do vídeo Exploratórium em BMC, apresentado no XVI Painel Performático, na Escola de Dança da UFBA (2010), em Salvador/BA; foi bailarina no projeto CooperAções em Movimento, proposto pela Cia Municipal de Caxias do Sul/RS sob direção artística de Daggi Dornelles e participação das bailarinasAndrea Spolaor, Luciana Paludo e Tatiana da Rosa (2009); foi bailarina da configuração solo chamada Assinaturas, concebido por meio do prêmio EDITAL KLAUSS VIANNA DE DANÇA, em colaboração com o Italiano Armando Menicacci e Octus Cia de Atos, de São José/SC (2008); participou da configuração Os Humores do Poeta, subsidiado pelo Prêmio CARAVA FUNARTE, proposto pela gaúcha Luciana Paludo (2007); O Tempo em Solo - solo para muitos de Daggi Dornelles, apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre (2007).

Como coreógrafa foi convidada a conceber os seguintes espetáculos: "Universo Feminino" (2005) para o Aplysia Grupo de Dança, de Florianópolis; Coreografia "Desalinhar" (2006) para a Cia Lincon Soares, de Florianópolis (obteve as seguintes premiações, em festivais competitivos, na categoria solo masculino: segundo lugar no 1° Festival Nacional e Mostra de Dança de Jaraguá do Sul (2006); segundo lugar no Festival de Dança de Joinville (2007); segundo lugar no 5° Blumenau em Dança (2007) e 1° lugar no X Balneário Camboriú Dança 2007 conquistando a premiação de melhor bailarino do evento) e o espetáculo "Vazio das Partes" (2007) para o Grupo de Experimentação Cênica (GPOEX), de Jaraguá do Sul, em colaboração com Lisa Jaworski e elenco. Este espetáculo ganhou o Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura (2009), e o Prêmio Klauss Vianna de Dança (2010), para circulação.

Elke Siedler, artista da dança, exerce o ofício da docência (desde 2003) para contribuir na formação de jovens artistas e, também, para aprimorar sua percepção do sentido de sua prática em dança. Foi professora de grupos profissionais de dança (Grupo de Experimentação Cênica de Jaraguá do Sul/SC, 2005 – 2007 e 2010; Aplysia Grupo de Dançade Florianópolis, 2005 - 2006). Deu aula na Fundação Catarinense de Cultura, no CIC (2004-2008) e em academias particulares (Estação Dançar, Espaço da Dança, Espaço Ressoar, Athene Thamisier, Bia Vilela e Centro Cultural Kirinus). Ministrou cursos em eventos e realizou vivências de um dia de duração no meio acadêmico (Escola Tecnica da FUNCEB, Savador/BA, Conexão Sul, em Porto Alegre; Tubo de Ensaio, em Florianópolis; na turnê do espetáculo Error Solo em cidades do sul do país; Mostra de Dança da FAP de Curitiba; na especialização em dança e educação da UDESC; na faculdade de Teatro da UDESC; no curso de Educação Físíca da UFSC; Na Graduação de Dança da UFBA, no Festival de Dança de Joaçaba e para a Cia Municipal de Caxias do Sul/RS).

Elke é graduada em Licenciatura e Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2007; é Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2009), pela Universidade Federal da Bahia; é Mestre em Dança (2011), pela Universidade Federal da Bahia. É doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É filiada á Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) desde 2010. É membro do grupo de pesquisa laboratório co-adaptativo, projeto LABZAT experimentações co-adaptativas, da UFBA.

Em 2012 assume a coordenadoria geral da Célula Dança e do Teatro Célula, espaços localizados dentro da Célula Cultural Mané Paulo (centro cultural privado) onde é, também, sócio-proprietária. Por fim, Elke Siedler é professora substituta na graduação de Teatro na UDESC, desde fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário